Blog

HEY INICIANTE, EVITE ERROS COM DEFIs.

Devido ao grande crescimento de plataformas de Farming, Staking, NFTs e ate mesmo as Exchange descentralizadas, muitos novos usuários vem se aventurar de maneira abrupta nesse mercado.

Temos muitas REDES diferentes como Binance Smart Chain, Rede Ethereum, Rede Tron e muitas outras e além disso temos também diversas soluções de Carteiras ou wallets, como a Extensão da rede BSC, Metamask ou até a Trust Wallet muito usada nos Celulares.

Somando a ansiedade, a falta de informação e essa grande quantidade de ferramentas e plataformas temos muitos novos players cometendo pequenos erros que os fazem tomar prejuízo e perder seu capital.

Neste artigo vamos separar algumas dicas e alertas para que você não cometa esses erros básicos e evite tomar prejuizo.


Diferentes Redes, diferentes Plataformas.

O principal a se entender é que cada rede tem suas plataformas compatíveis, assim como suas wallets suportadas e sua moeda de fee (Taxa).

Vou exemplificar as duas mais usadas no momento.

Rede Binance Smart Chain (BSC).
Moeda de Fee: Binance Coin (BNB)
Código dos tokens comuns: BEP20
Plataformas de uso: Pancake Swap, PancakeBunny, Zcore.Finance, Pepr.Finance e muitas outras.
Wallet/Carteira: Extensão BSC, Extensão Metamask, APP Trust Wallet…

Rede Ethereum
Moeda de Fee: Ethereum (ETH)
Código dos tokens comuns: ERC20
Plataformas de uso: Uniswap, Opensea.io(NFTs) e muitas outras.
Wallet/Carteira: Extensão BSC, Extensão Metamask, APP Trust Wallet…

Ambos os casos possuem diversas plataformas e wallets compativeis, porem são redes completamente diferentes.

Exemplo
Você não pode usar rede BSC em uma plataforma que só tem implementação na rede ETH como é o caso da uniswap, nem usar a rede ETH na pancakeswap pois só funciona com a BSC.

Isso se estende a qualquer outra plataforma Defi, você só consegue usa-la com a ou as redes compatíveis, então verifique antes.


Redes Diferentes Taxas em moedas diferentes.

Cara rede tem suas quantidade de taxas e em cada uma delas a taxa é cobrada em sua moeda principal.

Logo para se fazer qualquer coisa nas plataformas da Rede Ethereum você precisa da moeda Ethereum para pagar as taxas ou fee como conhemos.

Da mesma forma que na Rede BSC você precisaria de Binance Coin (BNB) para fazer qualquer coisa ou transação.

Então não envie tokens sem antes ter certeza que vc tem saldo para as taxas de rede em… e nem tente usar uma rede na plataforma que nao a suporta só porque as taxas são menores.


As redes não se comunicam entre sí (Em Regra).

Isso quer dizer que você não consegue enviar Ethereum (ETH) que esta na rede BSC para a Rede Ethereum , pois por mais que seja teoricamente a mesma moeda ela não é!

Na rede BSC o Ethereum é apenas mais um Token, você precisaria de uma Corretora ou Plataforma que faça essa mudança de rede.
Basicamente você enviaria o ETH na rede BSC (BEP20) para a corretora como a Binance, que suporta as 2 redes e solicitaria um saque na rede ERC-20 do Ethereum.

Até existe algumas plataformas que podem fazer isso com menos taxas e de maneira mais rápida, porem ainda sim você teria que pagar taxa de rede em Binance Coin (BNB) para enviar o Ethereum (ETH) da Rede BSC para eles, e eles teriam que pagar taxa de rede em Ethereum, para te enviar a moeda Ethereum. O que provavelmente eles cobrariam de você tambem.


Wallets e Carteiras funcionam com muitas Redes.

As carteiras geralmente possuem sistema de cadastro de novas Redes, então você pode ter em um mesmo App ou Extensão varias redes diferentes, mas lembrando que o saldo é separado, cada saldo está em uma rede.

Se você tem saldo em USDT (Stablecoin de Dollar) no seu app da Trust Wallet por exemplo, você precisa saber em que rede ele está antes de transacionar, pois se ele estiver na Rede Tron e você enviar para uma carteira na Rede BSC você perderá seu saldo.

Então olhe bem os aplicativos e as Redes que estão os seus saldos para não se confundir.


Dicas e Avisos DIRETOS

1 – Não envie moedas de uma Rede para a outra rede diretamente, você vai perde-las.

2 – Suas moedas em Redes diferentes no mesmo aplicativo ainda estão em redes diferentes, confiram antes de transacionar.

3 – As transações nas Redes incluindo Registro de Exchange, Swap, Troca, Aprovação de Contrato, Claim entre outros exigem Taxas de Rede.

4 – Cada Rede tem sua moeda principal de taxa, Rede Ethereum tem a moeda Ethereum, a Rede BSC tem a Binance Coin (BNB), e por ai vai…

5 – Se você enviar qualquer token, seja ele USDT, ou qualquer outra moeda para sua wallet para qualquer que seja a Rede usada, você precisará da moeda principal para pagar as taxas, logo você não consegue Vender, Sacar ou fazer qualquer coisa sem saldo para TAXAS / FEE.


One thought on “HEY INICIANTE, EVITE ERROS COM DEFIs.

  • Boa noite a todos. Muito bom o artigo top. Parabéns.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *