Blog

Será que já temos uma data de lançamento para o Libra do Facebook?

De acordo com o Financial Times, a stablecoin do Facebook pode ser lançada logo em janeiro de 2021. Contudo, ela virá com uma roupagem diferente da que apareceu no início de seu planejamento. Sendo assim, a stablecoin que deveria vir como uma cesta de diversas moedas fiduciárias, será lastreada apenas em dólares americanos.

Sem dúvida, a decisão da Libra Association de desacelerar o lançamento da stablecoin foi a pressão regulatória. Os ativos estáveis têm sido criticados de maneira forte por diversos políticos ao redor do mundo.

“Como argumentei anteriormente, as stablecoins levantam preocupações em relação à proteção do consumidor e estabilidade financeira. Na verdade, o emissor de uma stablecoin não pode garantir a certeza do valor do instrumento de pagamento que oferece aos consumidores. Essa garantia só pode ser fornecida pelo banco central”, disse Fabio Panetta, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, na última conferência do Deutsche Bundesbank.

De acordo com Panetta, os bancos devem responder imediatamente à transformação digital de pagamentos. Ele afirma que não são as grandes empresas de tecnologia que devem ter um papel vital na trajetória da revolução monetária, mas sim os bancos centrais.

“A transformação digital está provocando uma revolução no setor financeiro, que trará inovação, mas também riscos. Em particular, as grandes tecnologias e stablecoins podem perturbar o sistema financeiro europeu. E, embora possam oferecer soluções de pagamento convenientes e eficientes, também podem colocar em risco a concorrência, a privacidade, a estabilidade financeira e até a soberania monetária… À medida que o dinheiro privado se torna digital, o dinheiro soberano também precisa ser reinventado. Isso exige que o dinheiro do banco central permaneça disponível em todas as circunstâncias – na forma de dinheiro, é claro, mas também potencialmente como um euro digital”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *